TWISTER

HONDA CBX TWISTER 250


CBX 250 Twister foi uma motocicleta fabricada pela Honda no Brasil onde teve seu primeiro mercado, sendo posteriormente exportada e fabricada em outros países da América Latina.
CBX TWISTER 250 2001
.
A moto teve sua fabricação iniciada em abril de 2001, e foi concebida para substituir a CBX 200 Strada, que deixou de ser fabricada no ano de 2002. Em 2006 ela sofreu algumas pequenas modificações estéticas.
Esta motocicleta também era vendida na Argentina e no México, além de ser exportada para alguns países da Europa, sob o nome de CBF 250, com pequenas modificações.

Ano 2001 e 2002[editar | editar código-fonte]

O adesivo do tanque é o que tem escrito "TWISTER". Nas Twisters AZUL e VERMELHA, o adesivo é adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes, apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Essas são da primeira safra das Twisters. Elas já vinham de fábrica com o problema no amortecedor traseiro (que causa o Kick-back), com a fenda de óleo da biela com pouca vazão (ocasiona desgaste prematuro e até travamentos no motor), e com o tensor da corrente de comando problemático (dura pouco e começa a bater corrente de comando com menos de 10.000 km). Algumas vieram com o painel defeituoso também, que não era muito bem vedado e entrava água ao lavar a moto ou em dias chuvosos.

Ano 2003

O adesivo do tanque é o mesmo "TWISTER" das 2001 e 2002. Nas Twisters VERDE e PRETA, o adesivo é PRETO E CINZA, na Twister VERMELHA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a
rabeta não tem adesivos diferentes. apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa versão, eles corrigiram apenas o problema do amortecedor traseiro. A biela e a corrente de comando continuam vindo com problema, mas a garantia cobria e resolvia o problema da Biela. A corrente continuava a vir com defeito, e mesmo as peças de reposição não eram de boa qualidade. Então um fabricante de peças paralelas (Plasmoto) desenvolveu um modelo que é mais eficiente que o original. O painel foi corrigido e agora não entra mais água.

Ano 2004[editar | editar código-fonte]

Essas Twisters saíram em 3 cores:
  • Vermelha (Ferrari),
  • Preta,
  • Azul (Brilhante escuro).
O adesivo do tanque agora é o logotipo da Honda (aquela Asinha). Em todas as cores, todos os adesivos são na cor CINZA CLARO. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque não tem absolutamente nada. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa, o problema da biela foi corrigido, mas o velho problema da corrente de comando continua. aperte a corrente de comando a cada 10 mil kl e já verifique a biela!

Ano 2005[editar | editar código-fonte]

Essas Twisters saíram em 3 cores:
  • Vermelha (Ferrari),
  • Preta,
  • Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (como na 2004). Na vermelha e na preta os adesivos são todos da mesma cor (cinza claro), na Prata, todos os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. O problema do tensor de corrente de comando continua.

Ano 2006[editar | editar código-fonte]

Essas Twisters saíram em 4 cores:
  • vermelho cereja,
  • Vinho,
  • Preta,
  • Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, igual nas 2004 e 2005). Na Vinho e preta bacalhau. Aparentemente o problema da corrente de comando foi resolvido.
os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são da cor "chumbo", puxado para o grafite, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto foi reestilizada… o painel tem um fundo novo, a asa do tanque é mais pontuda e tem duas entradas de ar. A rabeta tem um novo desenho, com linhas mais retas, o escapamento tem um protetor perto do

Ano 2007[editar | editar código-fonte]

Essas Twisters saíram em 4 cores:
  • Vinho,
  • Preta,
  • Prata,
  • Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 3 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata e na amarela, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual.

Ano 2008[editar | editar código-fonte]

Essas Twisters saíram em 4 cores:
  • Vermelha,
  • Preta,
  • Cinza metálico,
  • Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 4 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na preta, os adesivos são cinza claro, na prata, na vermelha, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual..

Fim de produção[editar | editar código-fonte]

A Honda anunciou oficialmente em 23 de Janeiro de 2009 que a moto vinha apresentando problemas de empenamento no bloco do motor, sendo necessária a retíficação logo na saída de fábrica, e decidiu por interromper a produção deste modelo (CBX 250) a partir de do dia 31 do mesmo mês e ano do anúncio, assim como os modelos Honda XR 250 TORNADO (mesmo motor) e a NX4 Falcon.
Em Maio de 2009, a honda anunciou a sua substituta no mercado nacional, a Honda CB 300 R que possui o mesmo bloco de motor da TWISTER CBX 250, só aumentado a capacidade na parte superior do motor para 291,6cm³

2 comentários:

  1. O que é empenamento do motor?

    ResponderExcluir
  2. RAPAS EMPENAMETO DO BLOCO,COSTUMA ACONTESER QUANDO TRINCA O BABECOTE QUE AQUECE MUITO E ACABA EMPENANDO NA JUNTA DO MEIO ONDE FICA CABECOTE E CAMISA

    ResponderExcluir